Prakruti e Vikruti
Neste post falarei de Prakruti e Vikruti. Estes conceitos são importantes na Medicina Ayurvédica para tratamentos adequados e mais personalizados.
De acordo com a Ayurveda, a nossa constituição básica é determinada no momento da concepção, sendo que todos nós, nesse momento, temos um determinado Dosha que pode ser qualquer uma das combinações acima identificadas, e que é influenciado pela genética dos pais, bem como pelos hábitos alimentares e outros da mãe durante a gestação. Este dosha é o Prakruti (ou Prakriti, que em sânscrito significa “natureza, origem“) da pessoa.
O Vikruti (ou Vikriti, que sânscrito significa “alteração do corpo, mente e consciência“) é o estado actual da pessoa, que sofre influências externas, sendo influenciado pelas condições actuais de vida e experiências, incluindo também, por exemplo, o clima, alimentação e estilo de vida. Ele manifesta os nossos desequilíbrios actuais. Este pode sofrer alterações que podem levar anos, ou apenas dias ou horas. Estes desequilíbrios nos elementos pode levar ao aparecimento de doenças.
Durante a Massagem Ayurvédica, se Prakruti e Vikruti forem distintos, deve tratar-se primeiro o Vikruti, de forma a aproximá-los, e só depois se trata o Prakruti. Caso contrário, o tratamento não teria os efeitos desejados.
Para os determinar são realizados questionários específicos a cada pessoa. São realizadas questões específicas que dão pontuação a Vata, Pitta e Kapha, e no final somadas essas pontuações, sendo essa soma o resultado do Prakruti e/ou Vikruti. Pode utilizar-se o mesmo questionário, sendo este preenchido duas vezes, uma para o que é normal na vida geral da pessoa e outra para o momento actual.