Bebidas de Inverno
Hoje irei dar-vos algumas dicas de bebidas de Inverno, recorrendo à Ayurveda. No final do post poderão encontrar três livros que utilizei para este post específico. Assim se quiserem alongar a vossa pesquisa, encontram-se aí três bons livros. Inclusivamente informam qual a influência que cada ingrediente ou prato/bebida tem nos doshas. Desta forma, de acordo com o desequilíbrio actual, adaptam-se as refeições e bebidas.
Golden Milk (Leite Dourado)
Esta receita é bastante conhecida, e qualquer das versões que provei é tão saborosa e aconchegante. Além disso, é óptima para a saúde. Alguns dos seus efeitos são: anti-inflamatório, ajuda a aliviar a dor, por exemplo, na artrite reumatóide, reduz os níveis de colesterol, ajuda na digestão, é anti-depressivo. Na minha versão, que vos prometi no post anterior, utilizo (para 1 porção)
- uma chávena de leite vegetal (podem usar o leite que preferirem, eu gosto muito de fazer esta bebida com leite de avelã)
- 1 colher de chá de açafrão-das-índias
- uma colher de chá de gengibre
- dois paus de canela
- uma pitada de pimenta preta
- uma colher de chá de noz moscada.
- Podem juntar um pouco de ghee.
- Levo ao lume, e quando a mistura ferver, retiro do lume e junto mel ou agave. Fica uma delícia, bebida quentinha.
Doshas: é uma bebida que equilibra os três doshas. O açafrão-das-índias é quente, equilibrando Vata e Kapha, e como é seco, pungente e amargo, ajuda ainda mais kapha. Por ser amargo, vai equilibrar Pitta.

Chai
Um chá quentinho, típico da Ayurveda, com muitas especiarias que fazem bem. Os seus ingredientes ajudam em vários aspectos da nossa saúde, como o sono (a noz moscada ajuda num sono tranquilo), o sistema respiratório (o cravinho, por exemplo, é um bom expectorante), urinário (a canela é um bom diurético). Isto são apenas exemplos, os vários ingredientes possuem características semelhantes (reforçando o efeito) mas também distintas (actuando em vários sistemas orgânicos e problemas distintos). Faz-se desta forma (dá 4 porções):
- 3 chávenas de água em lume médio, e quando esta ferver adicionar
- quatro cravinhos
- 2 pitadas de noz moscada
- 2 pitadas de canela
- 2 pitadas de cardamomo
- um pedaço de gengibre fresco com cerca de 1,5 cm. Deixar ferver durante 2 minutos, em lume brando.
- adiciona-se uma colher de chá preto ou chá de dente-de-leão, e esperam-se mais dois minutos.
- juntar uma chávena de leite, deixar aquecer, mas não deixar ferver, e retirar do lume.
- completar com 2 colheres de chá de um elemento adoçante ao gosto, eu gosto com agave ou mel.
Doshas: tal como o anterior, esta bebida também é tridóshica. Muitas das especiarias utilizadas diminuem Kapha e Vata, mas aumentam Pitta, mas o leite, o dente-de-leão e o doce diminuem esse dosha (e, por exemplo, o dente-de-leão aumenta Vata, e o doce aumenta Kapha), acabando os ingredientes por se complementar.

Chá para pequeno-almoço
- meia colher de chá de gengibre fresco ralado
- meia colher de chá de canela
- uma pitada de cardamomo
- uma chávena de água
- Levar a água ao lume e quando ferver adicionar os ingredientes. Tapar, desligar o lume, e deixar assentar por uns minutos.
Doshas: também tridóshica. Pessoas Pitta podem adicionar ¼ de chávena de leite, para potenciar o efeito de equilíbrio deste dosha.

Sidha Dugham (leites medicados para Kapha)
Estas próximas receitas são direccionadas para pessoas com desordens Kapha, visto que nos encontramos na fase do ano mais propícia a desequilíbrios deste dosha. Podem ler sobre isto aqui para saberem mais acerca do dosha, e aqui para a relação entre dosha e estação do ano, e ainda nos dois artigos anteriores a este, com dicas de estilo de vida e de alimentação para esta fase.
Sidham Dugham 1:
É diurético, ajudando na limpeza dos rins e da bexiga, e também na congestão linfática.
Faz-se com meia colher de pimenta preta, uma chávena de chá de leite, ¼ de chávena de água. Leva-se ao lume, e deixar ferver. Continua em lume médio, agora sem parar de mexer,até ficar apenas a quantidade igual a uma chávena de líquido.
Sidham Dugham 2:
Muito bom para faringites, laringites e rouquidão. Também é utilizada em amigalites e problemas pulmonares do tipo kapha-pitta.
Faz-se com meia colher de chá de açafrão-das-índias, uma chávena de leite e ¼ chávena de água. Para cozinhar, seguir as mesmas instruções do anterior.
Apesar destas bebidas serem utilizadas na Ayurveda e se mostrarem efetivas na nossa saúde, não devemos dispensar consultar sempre, em sinal de doença, um terapeuta ou médico especializado.
Espero que encontrem informações interessantes neste artigo, e que queiram experimentar. Se já experimentaram, podem também deixar a vossa opinião nos comentários. Deixo abaixo os livros que vos falei no início do post.
~ Om Shanti
Livros
Eu tenho as versões inglesas, e nunca procurei versão portuguesa, por isso não vos sei dizer se é fácil de encontrar. Deixo-vos também em cada um o link da Amazon, que foi de onde os encomendei, em segunda-mão, e excelente estado. Neles podem encontrar não só mais ideias para bebidas de Inverno, como para as outras estações, e saber mais sobre a função dos ingredientes para a Ayurveda. Lembre-se que a farmácia está na cozinha, nos ingredientes que utilizamos no dia-a-dia nas refeições 🙂


