
A Lua: Uma Representação da Mulher
Em seguimento do post sobre o ciclo menstrual, decidi falar de um tema que me interessa muito, e sei que pelo menos a algumas de vocês também. Falámos anteriormente na ligação do ciclo menstrual ao ciclo lunar.
A Lua e o Feminino
A Lua pode ser vista como uma representação do Feminino. Influencia as águas e marés, e nós, seres humanos, sendo feitos de 70% de água, somos influenciados por ela também. Tal como existem as quatro fases da lua, também cada um de nós tem o seu ápice de energia criativa na Lua Cheia, que aos poucos se vai dissolvendo até à Lua Nova. As várias fases lunares influenciam a nossa energia, criatividade, libido, humor e produtividade.
A Deusa Tríplice, a Donzela, a Mãe e a Anciã

Para mim, há duas formas de ver a relação da Lua e da mulher, sendo esta uma delas, e a outra será explicada mais abaixo.
Por ser uma grande representante das energias femininas, a lua simboliza as três faces da Deusa.
Toda a nossa existência é formada pelo ciclo de vida-morte-renascimento. A Deusa rege toda a Natureza e existência. Dentro deste ciclo encontramos as características de Donzela, Mãe e Anciã, representando as fases da vida. Por isso a Deus também é conhecida por Deusa Tríplice.
As três faces da Deusa
A Donzela é representada pela Lua Nova e Crescente. Simboliza a juventude, a independência e a vitalidade. É tempo de plantas as sementes do que queremos ver crescer, de novos começos. A Deusa Donzela é livre e completa, não pertencendo a ninguém. Corresponde à Primavera.
A Deusa Mãe tem a sua representação da Lua Cheia. Esta deusa é aquela que confere protecção e dá amor incondicional. A Lua e a Deusa estão no máximo de força vital. É também a deusa/lua que proporciona – seja emocional ou fisicamente – e é um óptimo momento para a nutrição de nós mesmas. A estação do ano associada é o Verão.
A Deusa Anciã traz consigo as Luas Minguante e Nova. Ela é a Mulher Sábia, a Bruxa e Curandeira. Trabalha o desapego, o conhecimento, as transformação e a morte. Relembra-nos que a morte traz vida e vice-versa, tal como a lua vai diminuindo até desaparecer no céu nocturno, para reaparecer dando início a um novo ciclo. Existem um constante ciclo de vida-morte-renascimento. É uma fase para maior interiorização e introspecção. A estação correspondente é o Outono e o Inverno.
Com esta informação já é fácil perceber porque é que a ligação à Lua parece tão natural nas mulheres: ambas são cíclicas, tendo diferentes fases e passando por processos idênticos.
Outras influências descrevem quatro deusas em vez de três. Temos, então, segundo essas linhas de pensamento, Deusa Donzela (Lua Crescente), Deusa Mãe (Lua Cheia), Lua Feitiçeira (Lua Minguante), Deusa Anciã (Lua Nova).
Ciclo Menstrual e a Lua
Cada fase de nosso ciclo menstrual está associada a uma das faces da deusa. As suas energias podem afectar o modo como pensamos, a maneira como nos sentimos e o nosso nível de energia física.
Antes de começar, quero informar que:
- A ligação existe em todas as mulheres, mesmo quem já não menstrua ou quem não tem útero (mais a baixo volto a falar disto com maior detalhe).
- Existem o chamado Ciclo da Lua Branca, em que a Lua Cheia coincide com a ovulação e a mentruação coincide com a Lua nova; o Ciclo da Lua Vermelha, em que a menstruação ocorre na Lua Cheia e a ovulação na Lua Nova; e existem ciclos de transição entre ambos, em que ovulação e menstruação coincidem ou com Lua Crescente ou com Lua Minguante. Não há ciclo mais certo, melhor, mais bonito: cada qual tem os seus processos, a sua energia, e influencia-nos de forma diferente.
- O ciclo lunar tem 28 dias; o ciclo menstrual não tem necessariamente 28 dias – o ciclo de cada mulher é diferente; há ciclos mais longos que outros, e está mais que provado não é obrigatório corresponder a este número que tantas vezes aparece nos livros como “padrão”.
- As representações de que falo de seguida correspondem ao Ciclo da Lua Branca. No da Lua Vermelha, seria Fase Lútea – Deusa Donzela; Menstruação – Deusa Mãe; Fase Folicular – Deusa Feitiçeira; Ovulação – Anciã. Aquilo que aprendi é que a mulher deve seguir a sua lua interna, independentemente da lua que está no céu, porque as energias assim fluem; ou seja – Mesmo que esteja Lua Cheia no céu, se eu estou menstruada, pessoalmente considero que me encontro na minha Lua Negra interior e fase de Deusa Anciã, porque o meu próprio corpo me transmite isso, e tenho mais tendência a recolher-me. Contudo, tu faz aquilo com que te sentes melhor e com que melhor te identificas.
- As Deusas “surgem” em cada ciclo, correspondendo a determinada fase, ao mesmo tempo que são fluidas: não são estanques, não “saltamos” de uma fase/deusa para outra – as coisas vão-se alterando aos poucos.
Menstruação

A menstruação e a Lua Nova (Lua Negra) são personificadas pela Anciã, aquela velha sábia que muitas vezes imaginamos a viver numa cabana na floresta. Este momento do ciclo é ideal para a mulher reduzir o ritmo e actividade do seu dia-a-dia e virar-se mais para dentro, podendo mesmo sentir que precisa estar mais sozinha. A estação associada é o Inverno, em que por norma nos isolamos mais de forma a que ocorram grandes transformações internas tendo em conta as nossas aprendizagens e vivências nas estações anteriores. É uma fase para trabalhar as memórias e o desapego, em que nos libertamos daquilo que já não queremos nas nossas vidas e as transformamos. Ao estarmos mais introspectivas conseguimos renovar a nossa energia para o próximo ciclo, que irá começar na Lua Crescente.
Fase Folicular

A Lua Crescente, ligada à fase folicular, é representada pela Donzela, surgindo imediatamente após a menstruação. Este arquétipo representa uma mulher ambiciosa e segura de si mesma, independente. É um bom momento para estudar, descobrir coisas novas e obter novos conhecimentos e experiências. Encontra-se associada à Primavera, visto que, tal como a lua, a energia, a criatividade e a sensualidade crescem também. É um momento ideal para dar início a novos projectos, o semear e agir. É o início de uma fase mais expansiva, em que nos viramos mais para o mundo exterior.
Ovulação ou período fértil

A Lua Cheia traz consigo a energia do arquétipo da Deusa Mãe, que se relaciona com a ovulação. A mulher é preparada para a maternidade (de si mesma). É tempo de maternar-se, dando a si mesma o tempo, carinho, nutrição, e cuidar do seu bem-estar físico e emocional. Corresponde ao Verão, que é o momento da colheita, em que colhemos os frutos que plantámos anteriormente, e podemos nutrir também projectos e ideias.
Fase lútea

A energia começa a decrescer na altura da tensão pré-menstrual, ligada à Lua Minguante, e a partir daqui começamos gradualmente virar-nos mais para dentro novamente. Este é o arquétipo representado pela Deusa Feiticeira: a mulher que está no seu máximo poder sedutor, sensual, sexual. A intuição por norma está aumentada, por existir também um grande poder mágico, mas a concentração pode diminuir, o que pede maior força de vontade na criação de projectos e paciência connosco mesmas. Associada ao Outono, pede-nos introspecção para olharmos as nossas feridas, sendo um momento maravilhoso para trabalhar o auto-conhecimento.
A Ligação Existe em Todas as Mulheres
As mulheres que já não menstruam, aquelas que ainda não menstruaram, e mesmo aquelas que tiveram de remover o útero, todas vivem estas quatro fases.
Antigamente o ciclo menstrual era regido pela lua, e são conhecimentos ainda transmitidos por exemplo ao estudarmos Medicina Ayurvédica. Podes ler os seguintes artigos que escrevi sobre esta medicina e o ciclo menstrual: Ciclo menstrual, a Natureza da Mulher e A Menstruação e Desequilíbrio Dóshico.
A nossa menstruação hoje em dia nem sempre é regular (por exemplo, por causa da luz artificial que confunde o ritmo biológico) e podemos menstruar em fases da lua diferentes de ciclo para ciclo. O importante é observarmos o que se passa connosco nessas fases, de forma a percebermos qual é o nosso padrão pessoal e a influência que a lua têm no nosso corpo. Ao observarmos o nosso corpo, vamos começando a sentir o próprio ritmo. Registos diários ou semanais dos sintomas ou sensações ajudam muito nesta ligação com o nosso corpo e com a lua.
~ Com Amor

