
Receita: Pão de Abóbora Vegan
Chegaram os dias cinzentos e de chuva. Desde o início do mês passado que ando em busca de sabores que me confortem a alma nestes dias, e este é um deles. Adoro abóbora, adoro cozinhar com abóbora, adoro o resultado da mistura deste sabor com especiarias como a canela e o gengibre. Adoro o seu cheiro pela casa.
Este pão de abóbora é vegan e gluten free. Podem ver nas imagens qual o fermento que usei. Já o tinha feito no ano passado, e quando dei por mim a pensar no que poderia fazer com a abóbora que me deram, esta foi uma das primeiras receitas que me surgiu em mente.
Não tem açúcar refinado. Pode ser comido sozinho ou barrado com aquilo que desejarem. É uma questão de também brincarem com os sabores ?
Fica aqui a receita. Se experimentarem, partilhem o resultado e a vossa opinião.
Ingredientes
- 130 g de puré de abóbora (eu faço em casa)
- 340 g de bananas maduras esmagadas
- 240 g de farinha de trigo sarraceno integral (comprei no Celeiro. Também já experimentei com farinha de aveia sem glúten e farinha de arroz, e gostei do resultado)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3/4 de colher de chá de fermento sem glúten (ver foto de qual utilizei abaixo; já utilizei em vários tipos de pão e bolos e o resultado é sempre bom)
- 1/2 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de noz-moscada
- 1/2 colher de chá de gengibre
- 3/4 de colher de chá de sal
- 80 ml de bebida vegetal à vossa escolha ou de óleo vegetal (eu já utilizei várias; desta vez utilizei óleo de coco derretido, mas também gostei com bebida de arroz, bebida de aveia, óleo de girassol e óleo de sésamo)
- 1/2 colher de sopa xarope de agave
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
Podem escolher o que quiserem para o topping, ou até não colocar nenhum. Eu já coloquei banana às rodelas, só pepitas de cacau, só frutos secos, deixei sem nada… é com vocês. Adoro com noz (posso dizer que é talvez como gosto mais) mas não tinha em casa. Por isso coloquei pepitas de cacau cru e amêndoas.
Preparação
- Pré-aquecer o forno a 180ºC
- Arranja duas tigelas, uma maior para os ingredientes secos e outra que pode ser mais pequena para os húmidos
- Começa por misturar todos os ingredientes secos numa das tigelas, e depois na outra mistura os húmidos
- Quando estiverem todos bem misturados, junta a mistura húmida à tigela dos ingredientes secos, e volta a misturar bem
- Transfere a massa para uma forma, previamente preparada (eu untei com óleo de coco e ainda coloquei alguma farinha – não muita)
- Adiciona as pepitas de cacau e as amêndoas (ou o que quiseres)
- Deixa cozinhar por 45 minutos, e depois por mais 10 minutos com o forno desligado (pode variar conforme o forno; faz o teste do palito, e se ainda não estiver cozinhado podes ligar novamente o forno a 180ºC, testando a cada 5 minutos)
- Deixa arrefecer antes de comer. Fica melhor no dia seguinte, mas nós cá em casa nem sempre esperamos.
Pronto, é isto. Óptimo para acompanhar com chá, café, como sobremesa…
Espero que gostem ☺️
