
História de Páscoa
Estamos a chegar à Pascoa e por isso partilho este pequeno conto.
Deusa Eostre, honrada em Ostara, é considerada a Grande Mãe nórdica e germânica da alvorada, da luz crescente da Primavera, da fertilidade e do renascimento da vegetação.
No meu e-book de Ostara escrevi sobre vários mitos e símbolos relacionados com esta celebração, e é difícil não ligar alguns deles à celebração da Páscoa.
Hoje escrevo aqui uma pequena história da qual Eostre faz parte:
Num dia de Inverno, Eostre encontrou um pássaro ferido na neve. Para o ajudar transformou-o numa lebre, mas a transformação não ocorreu por completo e a lebre permaneceu com a habilidade de colocar ovos. Como agradecimento à deusa por ter salvo a sua vida, a lebre decorou os ovos e ofereceu-os a Eostre. A Deusa ficou encantada quis partilhar a sua alegria com todas as crianças do mundo.
Criou-se assim, a tradição de se oferecer ovos (que são símbolo de fertilidade e nova vida) decorados na Páscoa, que ainda se mantém vivo em alguns locais.
Em certas tradições os ovos eram pintados com representações dos desejos, aquilo que a pessoa queria manifestar e trazer para a sua vida, contudo um dos ovos devia ser enterrado como presente para a Mãe Terra.
Gostaste desta história?
Que outras histórias conheces que possam estar de alguma forma relacionadas com a Páscoa?
Partilha comigo ?
Desconheço o autor da imagem.

