
Nix/Nyx – A Deusa da Noite
Ao anoitecer e ao amanhecer,
Nix/Nyx é puxada por dois corcéis negros, acompanhada por estrelas, sendo inclusive muitas vezes representada com um véu salpicado de estrelas a cobrir-lhe a cabeça.
É uma deusa primordial da Mitologia Grega, a primeira a surgir do Caos durante a criação do Universo. Simbolicamente representa a escuridão em cada um de nós. É uma das deusas escuras do Sagrado Feminino, importante nomeadamente na vertente do Dark Feminine.
Ela é o reconhecimento da sombra, aquilo que está invisível por trás do véu.
Na Alquimia, Nix está ligada à fase do Nigredo. Há aqui neste “negro” uma promessa de renascimento, tal como as sementes se encontram na escuridão antes de despontar à superfície da terra.
Nix é associada às aparições nocturnas, à Lua, e é por muitos considerada a divindade tutelar das bruxas. Muitos acreditavam que ela tinha controlo sobre tudo o que era inexplicável, e também sobre a vida e a morte tanto de humanos como dos outros deuses.
Esta deusa tem um duplo aspecto simbólico: por um lado, está ligada às trevas, à incapacidade de perceber para onde vamos, à desorientação, aos nossos medos.
Por outro, está associada à esperança, à expectativa de novos caminhos e ao renascimento, não fosse ela, como escreve Mirella Faur, “a fonte criativa de tudo o que existe”.
Já conhecias esta deusa?

