Somos Todos Diferentes – Individualidade no Cuidar
Defendo um Cuidar dirigido à individualidade de cada um
Como enfermeira trabalho de perto com dor. Trago as aprendizagens da enfermagem para as terapias alternativas, e vice-versa, sempre que faz sentido. Se há algo que sei é que por mais que os nossos problemas (ou dores) possam parecer idênticos, cada um de nós é único e vive os processos à sua maneira.
Somos diferentes na dor física e emocional
Num mesmo turno posso encontrar uma pessoa que diz não precisar de tomar medicação porque não tem tanta dor assim, outra que gosta de tomar os analgésicos à hora certa porque se ultrapassar esse período começa a sentir mais dores, e ainda alguém a quem já foi administrada toda a terapêutica desse horário e continua com dor incontrolável. Todas elas com o mesmo tipo de problema físico.
A dor é subjectiva e cada um sente à sua maneira, e o mesmo se pode dizer da dor emocional e de todos os outros processos internos que cada um de nós vive
Não acredito em fórmulas instantâneas
Por isso nas minhas consultas não tenho fórmulas rápidas e mágicas para te dar, no sistema “one-fits-all”. Se decidi enverdar pelo caminho das terapias holísticas é exactamente porque acredito que o terapeuta deve olhar para cada pessoa como um todo, com as suas particularidades.
Se requer também trabalho da tua parte? Sim! O teu envolvimento é necessário e é essencial. E isto ajuda imenso na individualização de cada sessão/seguimento.
Se compensa? Muito! Seja em qual das terapias for, se te comprometes contigo vais ver mudanças fantásticas em ti e na tua forma de (vi)ver a vida.
Acompanhas-me?
One Comment
Patrícia Gomes
Brilhante! É mesmo isto 😁👍