O Louco – Simbologia do Arcano
Esta carta do The Wildwood Tarot corresponde ao arcano O Louco.
Uma carta que nos transmite a ideia de novos caminhos, talvez mesmo nunca antes percorridos por nós, e do sentimento de “Eu vou, e se tiver medo vou com medo mesmo”, caminhando com energia e alegria pelas novas descobertas.
Por um lado vemos no caminho o arco-íris, fenómeno natural que, entre outras coisas, simboliza renovação e esperança.
Por outro não conseguimos distinguir com perfeição por detrás do nevoeiro que cobre o espaço que temos de ultrapassar para chegar ao outro lado, embora se consiga antever uma possível queda de uma enorme altura. Isto reforça o sentimento de desconhecido, de aventura.
Pode, por isso, envolver arriscar em algo que nunca se fez antes, mas seguir com a confiança e segurança que mesmo não sabendo bem onde nos leva, queremos continuar a caminhar naquele sentido (afinal a figura que está na carta está de braços abertos enquanto caminha para margem, num acto de optimismo).
Contudo há sempre necessidade de termos atenção aos “precipícios” que podem surgir para não cairmos neles; não nos deixemos cegar pela excitação… às vezes podem não ser fáceis de enxergar se olharmos apressadamente.
Traz mensagens de leveza, com bagagens e pesos que foram colocados de lado. O Louco não carrega bagagens pesadas consigo, escolhendo deixar para trás aquilo que possa interferir na sua jornada.
Este arcano inicia a jornada arquetípica que representa os vários caminhos que todos nós fazemos na vida, viajando pelo “mundo”, seja interno ou externo, e percorrendo todos os arcanos maiores.
O novo ano Celta está aí, o início de um novo ciclo já ao virar da esquina em Samhain.
Perguntas para reflexão:
O que levas contigo na tua jornada?
Com que leveza encaras a vida?
Qual foi a última vez que arriscaste passar a barreira do nevoeiro?
“Not all who wander are lost” ~ Tolkien
~*~
Estes posts são de exploração das cartas, nomeadamente a nível simbólico, não substituindo uma leitura individualizada nem pretendendo ser “carta de energia do dia/semana”.
Se quiseres marcar a tua leitura, fala comigo. Tenho várias opções para ti e podes escolher de acordo com aquilo que sentes que precisas.